Beneficiário elimina 19 quilos incentivado por hábitos saudáveis

“Tive um choque de realidade. Com a pressão alterada e muito acima do peso, percebi que precisava mudar”. A afirmação é do analista de sistemas Bruno Camacho que, aos 29 anos e com 108 quilos, conseguiu eliminar pouco mais de 19 quilos em três meses de monitoramento junto à Medicina Preventiva da Unimed Catanduva. Tudo conquistado com reeducação alimentar, atividade física e muita força de vontade.

“A equipe fez duas visitas recentes na empresa em que trabalho (Herbicat), ocasião em que identificou que minha pressão arterial estava alterada. Após a segunda visita, fui orientado a fazer uma avalição médica e conhecer de perto o trabalho preventivo da unidade”, explicou.

O analista teve avaliação médica, passou por nutricionista e teve acompanhamento psicológico. “Entendi que precisava mudar meus hábitos, começando pela reeducação alimentar. O bom de tudo é que a nutricionista me propôs um cardápio com alimentos que eu gosto, sem ter uma restrição severa. Isso facilitou”, disse.

Bruno confessa que suas refeições hoje são disciplinadas, sempre acompanhadas de salada, acrescidas do consumo de pelos menos duas frutas por dia. Trabalhando um pouco mais de oito horas por dia, ele agradece o apoio da mãe, Ângela Maria Camacho Santaella, que há dois anos também conheceu o trabalho da Medicina Preventiva.

“Meus pais sempre tiveram hábitos melhores que os meus. Devo muito a minha mãe, que me ajuda a preparar uma alimentação saudável, com disciplina diária.”

Além da alimentação, o beneficiário caminha diariamente logo após o trabalho. E até já arrisca na corrida. “Antes não estava feliz, não tinha motivação para mudar. Agora, até mesmo minha disposição no trabalho mudou. É perceptível”, conclui.

Saiba mais

O Programa de Telemonitoramento da Unimed Catanduva, sob a responsabilidade da equipe multidisciplinar da Medicina Preventiva, é direcionado aos beneficiários adultos da operadora. O programa consiste na orientação e monitoramento a pacientes com Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Oncologia, Gestantes e Pós-operatório de cirurgia bariátrica.

O telemonitoramento ocorre por meio de ligações telefônicas. Nelas, os pacientes são encorajados a adotar atitudes saudáveis, incentivando cada vez mais o autocuidado e sua corresponsabilidade na saúde.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas